sexta-feira, 16 de julho de 2010

Suicídio Durkheimiano

Suicídio Durkheimiano




Nasci,

Estava com frio,

Chorei!

Meus pais estavam sorrindo...



Tirei 10 em matemática,

Ganhei uma estrela do professor!



Ela saiu com o cara legal

Apaixonei-me.

Ela olhou pra mim,

Tive que ir pra casa, estava tarde...



Passei em medicina

Todos ficaram felizes.

Tinha que colocar lentes de contato!



Casei,

Tenho dois filhos,

Mas não fiz aula de violão



Amigos construídos, amor saudável...



Votei,

Sou um herói!

Estou na cozinha,

um rato aparece e faz amor com um gato

Penso,

a vida está um caos



Um tiro foi dado

E só eu morri

Enfim, estou feliz...



ANTONIO NETO

15 comentários:

  1. A ideia foi muito boa...partindo dessa premissa faça um singelo texto nos tirando as dúvidas sobre fato social durkheimiano.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal vc começar a escrever e colocar pra fora tudo que fica perambulando por essa mente criativa ... espero que tenha muito sucesso aqui e que esse blog seja gerador de muitas idéias e discussões. bjus

    ResponderExcluir
  3. Bem, gostei da idéia geral,mas devo complementar que apesar das imposições e adversidades, a vida é dialética, e temos o poder(talvez ilusão salvacionista) de transformar essas adversisades impostas, se ela saiu com o cara legal, sairei com a moça legal tb ou serei mais legal do q o cara, se sou herói ou anti herói e o mundo está um caos(ele sempre esteve, mais perceptível agora) me adequarei a ele, e se o tiro for dado, que não seja em mim , pq sem a vida nada mais existe.!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com toda essa critica do que vem ser Consciente, claro que como ser individual tenho escolhas a fazer, e seguir mais para uma visão existencialista talvez...O capitalismo impregnou essa verdade de SER LIVRE. Um ser livre que depende de se mesmo para fazer , querer e possuir. Salientamos que a visão de dukheime em O Suicídio esta um pouco ultrapassada em paises de primeiro mundo, mas em países como o nosso onde temos a cultura do clientelismo, da “arte popular”, uma educação que deixa muito a desejar ,enfim, uma sociedade onde o outro sempre vai representar algo melhor pra você, ou seja, ainda consegui ser bem visível a ótica de Dukheime perante nossa sociedade.

    Obs- tia Deise por isso o título é suicídio Dukhemiano

    ResponderExcluir
  5. Hnn.. virou um blogueiro também, é?? Parabéns e sucesso..!!!

    ResponderExcluir
  6. HUm... interessante esse teu lado de escrever, vou continuar acompanhando. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sera?? Sera mesmo culpa do sistema capitalista, nao estariamos nos dando enfase demais, ao sistema, e nos cupando de menos? Os snseios e desejos perpretados por outros, a falta de sentido nos versos, a morte do individuo perante o mundo, a forte solidao, os valores efemeros. Suicidar-se hoje em dia significa ademais, deixar-se levar pela correnteza de imagens que nos cercam, fazendo da nossa vontade apenas um aparato, um construto sem sentido e sem valor, sendo esquecido e esquecendo. Se a critica aqui suscitada refere-se ao um certo esvaziamento devemos enche-lo com o que? Alcoll? Dinheiro?? Drogas?? Sexo?? Outros desejos??.....

    ResponderExcluir
  8. Grande amigo, professor e filosofo Edilson, é uma honra ter vc comentando aqui no meu blog, tÔ adorando isso...Nunca me senti tão vivo!

    ResponderExcluir
  9. Um fato social por ser um fato social é absolutamente mutável... mas ainda acho incrivel perceber como os grandes pensadores da Sociologia conseguem ser presentes em nossa época! As obras clássicas parecem um 'brinquedo lego', onde se encaixam e renovam ao decorrer da história.

    ResponderExcluir
  10. Achei direto demais. É uma poesia ou uma auto-biografia? Ou uma poesia auto-biográfica? Hahaha! Gostei das duas últimas "estrofes".

    ResponderExcluir
  11. Como dizia Mario Quintana... ''não se deve interpretar um poema, pois,o mesmo já é uma interpretação''
    Como um simples mortal costumo dizer que depois dos três porquinhos da sociologia: Marx,Weber e Durkheim, o restante em qualquer produção dentro das humanidades foi simplesmente aperfeiçoamento...

    ResponderExcluir
  12. eu adoro Durkheim! um filme muito bom e que retrata muito bem o suicidio egoista é o "sociedade dos poetas mortos"
    fica a dica :*

    ResponderExcluir
  13. Jovem entusiasta da poesia, comtemplando os arredores vocabular. De tribo rara, Antônio Neto faz bonito nesse suicídio (Émile Durkhaim)Percebo-o exitencialista puro, e puros versos reencontro teu próprio poeta. Bela consciência. Parabéns...
    Luis Mário Oliveira: Poeta, Músico e Administrador Rural

    ResponderExcluir
  14. pow, todo mundo deixando comentário culto e talz
    mas achei f... massa o poema
    sem mais

    ResponderExcluir