sábado, 3 de julho de 2010

FILOSOFIA

O mundo me condena


E ninguém tem pena

Falando sempre mal do meu nome

Deixando de saber

Se eu vou morrer de sede

Ou se vou morrer de fome.



Mas a filosofia

Hoje me auxilia

A viver indiferente assim.

Nesta prontidão sem fim

Vou fingindo que sou rico

Para ninguém zombar de mim.



Não me incomodo

Que você me diga

Que a sociedade

É minha inimiga.

[Hoje] cantando neste mundo

Vivo escravo do meu samba

Muito embora vagabundo.



Quanto a você

Da aristocracia

Que tem dinheiro

Mas não compra alegria

Há de viver eternamente

Sendo escrava desta gente

Que cultiva hipocrisia.



Noel Rosa, 1933

6 comentários:

  1. Alguém falou que quando nós não sabemos o que falar ou escrever, nós cantamos para tentar dizer o que sentimos e ou o queremos...Estou iniciando a escrita de meu blog com as palavras de nosso Rosa e assim o primeiro passo vai sendo dado.

    ResponderExcluir
  2. hauAHuahUAHaAHuah...gostei!

    ResponderExcluir
  3. Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
    Gostei primo.

    ResponderExcluir
  4. Além de uma poesia musicada, é também a historia de uma vida...

    ResponderExcluir
  5. hummm... interessante.
    valeu bixo, continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Massa. Não sabia que era dele. Só conhecia a versão do Chicuzinho.

    ResponderExcluir